sexta-feira, 19 de junho de 2009

Alto Santo: lugar de Fé












Essa história aconteceu em Aracoiaba e seu enredo nos revela o motivo do Alto Santo ter se tornado um lugar tão especial para os católicos aracoiabenses.





Conta-se o seguinte: a mais de um século, na localidade de Arraial Santa Isabel, mais conhecida como Muamba, habitavam poucas pessoas e dentre elas haviam dois garotos surdos-mudos. De acordo com o testemunho de várias pessoas que vêem repassado essa história através dos anos tudo começou quando a pedido de sua mãe esses dois meninos foram a uma colina pertencente a D. Maria Candida nas proximidades da localidade com o objetivo de buscar lenha e ao voltarem olhando para um pé de Pitombeira avistaram uma senhora extremamente bela e relataram o fato da seguinte maneira: a senhora vista tinha uma lua debaixo de seus pés com uma veste branca da cor o céu, isso nos lembra um trecho do livro do Apocalipse 12:1.





Os meninos soltaram os fechos de lenha e saíram correndo, ao retornar à casa a mãe vendo a situação dos filhos e tendo conhecimentos do trecho bíblico, logo suspeitou que se tratasse de uma visão e mostrou a eles todas as imagens de Santos que tinha, até que ao se deparar com a imagem de nossa Senhora das Dores os meninos começaram a fazer sinais dizendo ser a mesma senhora. Depois de três dias os meninos voltaram ao local e tornaram a vê-la, daí em diante a notícia se espalhou e as crianças começaram a sofrer, pois a maioria não acreditava no que eles diziam.





Segundo algumas pessoas daquela época nossa senhora pedia para que se construísse no local onde ela aparecia uma pequena capela. Chega aos nossos dias que a santa pegou algumas pedras e marcou as dimensões que a capela deveria ter (3x4), muitos por motivo de desconfiança faziam a medição e afirmavam que não podia ser coisa de criança, pois as medidas estavam perfeitas.
Até que um dia o senhor Sirilino Pimenta que provavelmente era o homem mais rico da época, sofreu um derrame cerebral e ficou paralítico. Com muita fé ele fez uma promessa, caso voltasse a andar construiria uma capela em honra a nossa Senhora das Dores. Passados poucos dias ele foi atendido, recuperando os movimentos dos membros inferiores e cumpriu sua promessa construindo a capela, por esse motivo o povo consagrou aquele local de Alto Santo.





Curiosidades: com o passar do tempo a igreja foi abandonada pelos fiéis e diante do altar nasceu um pé de espinhos que veio a desdobrasse sobre o altar de Nossa Senhora das Dores e no outro dia a igreja desabou, conservando somente a imagem da santa. Então foi formada uma equipe, que através do frei Jeremias Saraiva Teles, conseguiram reconstruir a capela que até hoje é chamada de Alto Santo um lugar onde muitos milagres acontecem por intermédio da fé em Jesus Cristo e sua mãe Maria Santíssima.





Fonte: Jeferson, morador e da comunidade colaborador e da igreja.









A história de Aracoiaba se confunde com a história do Arraial Santa Isabel, pois lá se localiza a estação ferroviária construída por estrangeiros que colaborou para escoar a produção do município e assim promoveu certo desenvolvimento econômico.





Em 1870, sob a iniciativa da Companhia Cearense de Via Férrea Baturité foi iniciada a construção da Estrada de Ferro destinada a servir ao sul do Estado. Na administração do Engenheiro Inglês Carlos Mórsing esta alcançou a pequena Aldeia de Canoa em 1880, e foi inaugurada em 14 de Fevereiro do mesmo ano na localidade de Arraial Santa Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário