quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pedra Aguda: palácio de ouro




Em Aracoiaba também existe contos e os daqui cercam uma pedra de 12 km de circunferência e 250 metros de altura. Lugar famoso em nossa região que desperta fascínio, admiração e curiosidade de muitos.
Os mais idosos contam uma historia bastante interessante, que deveria ser mais bem estudada e divulgada, apesar de ser uma lenda folclórica, deveria fazer parte da cultura do município. Até porque, o lugar é muito bonito e poderia ser mais bem explorado do ponto de vista turístico e cultural. Todo aracoiabense que se preza, deve visitar e conhecer a montanha da Pedra Aguda, pois ela precisa ser conhecida, “explorada”, valorizada, amada e reconhecida como um monumento natural dos mais importantes do Ceará. Mas Aracoiaba precisa valorizar primeiro.
A lenda diz que na gruta “olho do macaco” (localizada a leste da montanha e pode ser vista da estrada do Jaguarão para Aracoiaba), existe uma princesa encantada, que vive prisioneira de uma grande fera, que a vigia de dia e de noite. Esta princesa espera todos os dias por um herói que escalar a Pedra Aguda até a gruta, matar a fera, casar-se com ele e herdar um grande tesouro que é uma corrente de ouro que liga a Pedra Aguda até a serra do Tamanco, distante uns 12 km. Esta corrente doura é de incalculável valor. Cada elo da mesma pesa 5 kg de ouro.
É claro que esta lenda é mera ficção. Mas de fato existem minérios no entorno da montanha da pedra aguda. Tanto é que boa parte dela já foi destruída e levada para ser polida e transformada em granito. A jazida foi desativada, pelo fato de que estava degradando o meio ambiente e comprometendo a própria existência da Pedra Aguda. Existem estudos geológicos que comprovam a existência de grande jazidas de grafite (e provavelmente até diamantes) nas localidades de Lagoinha, Mororó, Pedra Branca, Choró e Currais Novos. Uma mineradora, denominada lunar, pesquisou e mapeou toda área e há alguns anos, chegou-se a comentar que a SEMACE havia concedido licença prévia para esta mesma empresa explorar os minérios.
Por sua formação física a Pedra Aguda emite variados sons que se tornaram teorias místicas para seus significados, uns afirmam ser o choro de uma princesa outros vozes de reis ou mesmo cantos, choros e instrumentos musicais, além disso, a composição rochosa reflete o brilho e passa a emitir cores radiantes durante o dia e de luzes florescentes, durante a noite. Devido a esses fatos ela ganhou fama de ser um lugar onde ocorrem eventos sobrenaturais.
Mas não é só de mistério que se dá sua fama, a pedra também é citada no hino da cidade como destaque geográfico: “A Pedra Aguda, monólito/ Terciário, legendário,/Lá no sertão;”. Foi o único relevo que chamou a atenção do ouvidor mor da província do ceará na planície onde foi construída nossa cidade.
Atualmente ela está no roteiro de pontos de escalada do ceará, sendo considerada por Chang Wei do site
http://www.escaladanoceará.com.br/ uma via “super tranquila, praticamente um passeio.” Além disse ele diz que “valeu a pena escalá-la, pois a pedra é linda e o visual maravilhoso.”E por seu valor cultural, histórico, turístico e mineral a Pedra Aguda não

Nenhum comentário:

Postar um comentário